Foto Arte – Desdobrar

 

 

A fotomontagem, colagem ou imagens em caleidoscópico são técnicas antigas  na fotografia, podendo ser criadas pelo método manual, óptico ou eletrônico. No entanto, não é a minha proposta. Quando eu crio imagens, que batizei de “Desdobramentos”, não é a simples colagem de um “Cartema” ¹ como cartas de baralho espelhadas em um lago ou notas de dinheiro que podem ser vistas para cima ou para baixo...

 

A obra vai além do olhar decorativo: depois de uma primeira impressão visual, podemos fazer uma reflexão dos temas. Ao adentrar em um ambiente que retrata e camufla, encontramos detalhes de simetria e assimetria em um crescente multiplicar de cores, formas e sentimentos.


As fotomontagens se apresentam como quem olha para a natureza, a informação está embutida, mas se revela do mesmo modo para quem contempla uma vista campestre, um rio ou o céu, ou a obra da humanidade. Onde o quadro passa a se apresentar como uma pintura que se aprecia com calma e reflexão, nos detalhes, formas e mensagens iconográficas, interpretações da pequenez do indivíduo, contrastes, vestígios, objetos comuns do dia a dia. Em uma recomposição da imagem que por meio da fotografia, traz novas mensagens.

 

 



Daniel Marques.



¹ Cartema foi uma técnica desenvolvida a partir da colagens de cartões postais de valores visuais equivalentes que, ao se justaporem, propunham uma nova identidade visual. Criado pelo designer Aloísio Magalhães na década de 60 e 70.